O filme “Sunscreen” (ou “Filtro Solar”), produzido em 1999 pela agência DM9DDB, foi baseado no famoso texto ensaístico intitulado “Advice, like youth, probably just wasted on the young” (em português, algo como “Conselhos, como a juventude, provavelmente desperdiçados nos jovens”). Esse texto foi escrito pela jornalista americana Mary Schmich e publicado originalmente em 1º de junho de 1997 no jornal Chicago Tribune.
No ensaio, Mary Schmich apresenta uma série de conselhos de vida em tom reflexivo, empático e inspirador, sendo o uso de protetor solar (“sunscreen”) a principal metáfora para cuidar de si mesmo e viver melhor.O texto se tornou famoso ao ser erroneamente atribuído a um discurso de formatura feito pelo escritor Kurt Vonnegut, o que ajudou a viralizá-lo ainda mais na época.
A DM9DDB transformou esse texto em um curta publicitário narrado por Pedro Bial, no Brasil, como parte de uma campanha da marca Boticário. O vídeo rapidamente se tornou um sucesso e um marco cultural, especialmente por sua mensagem atemporal e universal sobre a vida, escolhas e crescimento pessoal.